Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

FUGINDO

Pois não saireis apressadamente, nem ireis em fuga; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda. Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. (Isaías 52.12-13).
Estas palavras foram ditas há milênios pelo Senhor a seu povo, quando da restauração e salvação de Israel, e ainda hoje tem sido providencial e proveitosa a seu povo, um versículo antes, o Senhor manda que eles se retirem de Babilônia, que se purifiquem e não toquem em coisas imundas, principalmente aqueles que levavam os vasos do Senhor.
Veja bem, o Senhor não manda que se apressem ou que saiam em fuga, pois estava com eles, e atravessava novamente um deserto de provações juntamente com o seu povo, não devemos fugir de problemas e de decisões, tentemos não nos desesperarmos, e, sobretudo não esquecermos que o Senhor é conosco.
Temos que jogar no lixo o que for imundo, o que for impuro, como magoa, ressentimento, medo, insegurança, raiva, amargura, inveja, desprezo, incredulidade...   
Muitas vezes diante dos problemas, começamos a fraquejar e a procurar embasamento bíblico para fugirmos de enfrentarmos a situação, não queremos sair da nossa posição de conforto.
Então dizemos a nós mesmos, “porque está escrito”Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas...”( Mateus 11.29), se o próprio Jesus me disse para descansar porque devo eu Lutar? Hei de ficar sentado e esperar no Senhor, com certeza Ele resolverá tudo para mim.
Aa! Meu Irmão! Não é bem assim não! O descanso do qual nos fala a palavra de Deus é no sentido de crê que se lutarmos a vitória será nossa - com certeza - dê uma lida atentamente no versículo de Isaias 52.12; Viu!? Nenhuma fuga há de resolver o seu problema, seja qual for a situação, se você não a enfrentar, certamente quando olhares novamente o problema poderá até ter aumentado, não busque fugas para seus problemas na palavra de Deus, busque força e amparo e certamente acharás!
O Senhor nosso Deus estará diante de vós e guardara a sua retaguarda, porá ao seu lado anjos com espadas desembainhadas dê uma olhada em Salmos 34.7-8 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”, fugir jamais resolveu problema algum.
Lembro-me que quando meu pai faleceu há 14 anos, meu primeiro casamento acabou definitivamente meses depois, então fiquei só com meu filho de três anos, desempregada, sem ter muito o quê comer dentro de casa, meu ex-marido se recusava a dar pensão alimentícia, uma hora a comida acabaria...
Chorei bastante quando só sobrou um pão de 50 gramas, nem eu, nem meu filho queria comer, para deixar um para o outro... Percebi que ficar chorando não iria resolver o meu problema, eu tinha que me alimentar e tinha que alimentar o meu filho, achei força na oração que fiz...
Sentada no chão da sala em prantos, dizia a Deus que não poderia agüentar aquela situação, que me livrasse da minha aflição, pedia até a morte para Deus e quando cheguei a este ponto Ele me fez lembra de quando havia me livrado da morte...
Eu estava procurando fuga baseada no Salmo 91.11 “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”, mas Ele acabou me dando forças, no dia seguinte pedi algum dinheiro emprestado a uns conhecidos, arrumei um isopor comprei ingredientes e fiz salgadinhos para vender, sai andando com o isopor pendurado de um lado e o meu filho do outro. Vendi tudo. Sabe por que? Porque o Senhor me guardou, me deu fé e esperança e não me deixou fugir, me fez enfrentar a situação, lutar, e então, alcançar a vitória! Se eu esperasse que um anjo batesse à minha porta com tudo quanto eu precisava em suas mãos talvez não estivesse aqui hoje.
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”(Salmos 23.1) “desde que me disponha, e esteja fazendo a minha parte” nunca mais faltou o que comer para meu filho e nem para mim, Deus tem me dado provisão até o dia de hoje, mas também tenho procurado fazer a minha parte.
Nos momentos mais difíceis de minha vida não obtive ajuda de nenhuma congregação, nenhuma igreja, nem um irmão de fé, foram os estrangeiros na fé que me ajudaram, mas creio que tudo isto foi providencia divina, para estar onde estou hoje, com quem estou e para que estou...
Talvez se algum serviço social de alguma igreja tivesse me ajudado com cesta básica, poderia ter me acomodado, e descansado, pensando estar sendo amparada por Deus, mas os planos de Deus são muito mais alto do que os nossos, Ele me queria aqui, Ele queria que você soubesse que não passa por seus problemas sozinho, Ele está contigo!Creia!
Lá em Isaias 41.10 nos diz “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.
Procure o discernimento do Espírito Santo de Deus, e entenderá cada Palavra do Senhor como Ele quer que a entenda, não use de vã interpretação, a nossa sabedoria sem o discernimento do Espírito de nada nos valem, procure saber o que Deus espera de você, pergunte a Ele, certamente te responderá, deixe que Ele guie seus pensamentos, seus gestos e suas ações.   
“Assim de nada valerá a fuga ao ágil, nem o forte corroborará a sua força, nem o valente salvará a sua vida.”(Amós 2.14).
Muitas vezes nós não entendemos o “não” de Deus, nos aborrecemos, nos angustiamos, nos entristecemos, e até nos desviamos do caminho que Ele traçou para nós.
Não fuja dos caminhos do Senhor, tampouco pense em usar a Palavra de Deus a favor das coisas erradas que você faz e ainda pensa em fazer, mesmo contra a vontade de Deus, ouça o NÃO que o Senhor tem BERRADO nos teus ouvidos e que você insiste em não ouvir Medite nesta palavra “Ainda que fuja das armas de ferro, o arco de bronze o atravessará”(Jó 20.24), no final deste capitulo do livro de Jó Deus ainda adverte Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva.
 Às vezes evitamos tomar uma decisão e ficamos encima do murro, com medo de sermos testados nas nossas decisões, isto, porque sabemos que muito embora cada um seja responsável pelo que faz com sua vida: pessoal, material, espiritual, sentimental e mental, toda decisão que tomarmos envolverá no mínimo quatro pessoas, quem são essas pessoas?
Primeiro você mesmo, depois o Espírito Santo de Deus, Jesus Cristo e por fim o próprio Deus.
Basta um desvio do caminho certo para anularmos o sacrifício de Jesus em nossas vidas, além dessas pessoas que são as que realmente contam, temos a tendência de esperarmos a aprovação dos nossos semelhantes, o quê pode vir a não acontecer, e após pensarmos nisso parece-nos bem cômodo continuar em cima do muro! Mas acredite essa não é a verdade, não existe comodidade nesta situação, apenas dependência. Será que estamos preparados para colhermos aquilo que estamos semeando? Não podemos fugir para sempre, uma hora você vai ter que resolver todas as situações pendentes e tudo de uma vez, o que pode vir a ser muito mais difícil. Por isso meu irmão Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado. (Salmos 55.22)
Ouça a voz do Senhor Jesus que diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. (Mateus 11: 28-30)
Não temas o Senhor está contigo ainda que você tape o seu ouvido e feche os seus olhos para Ele, ainda assim Ele estará te chamando pelo nome e continuará zelando por você, pois é o Guarda de Israel, que não dorme e nem tosqueneja.
Tome a decisão de aceitar este Deus agora, enquanto se pode buscá-lo, Ele te aceita da forma que você esta, vinde como estais”, chega de fugir, saia de cima deste muro, saia do lugar que te prejudica a visão, o muro em que você esta se apoiando é frágil, e a qualquer momento pode ruir, mas Deus é perpetuo, é uma Rocha inabalável, alicerce-se nesta Rocha e estarás seguro.
“Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Ele retém o engano, recusa-se a voltar” (Jeremias 8.5); fé não dá para usar quando se precisa, é preciso realmente tê-la, a “fé” não é um talismã, mas uma prova de que você crê em Deus.
Lá em Jeremias quando Deus ordenou-lhe que O proclamasse ao povo através de suas instruções, Ele advertiu através de uma indagação sobre a apostasia do povo, e observou a tendência do povo reter enganos e se recusar a voltar para o caminho de Deus.
  Quando estamos fugindo da verdade, corremos um grande risco de mergulharmos em enganos – “A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam-se me conhecer, diz o Senhor.” (Jeremias 9.6 (2)) - de colecionarmos fantasias e vivermos na mentira. E a própria Bíblia nos diz que o pai da mentira é o Diabo. Mas através da verdade você pode se libertar.
A fuga também nos leva a experimentarmos sentimento de grandeza, muitas vezes esta ilusão de poder, faz com que a pessoa entre em dividas, para sustentar uma aparência de mentira, ela precisa manter a imagem de prestigio que ela pensa ter, puro engano, pura fuga da realidade, uma mentira sempre vai levar a outra, até que o ciclo seja rompido com o cultivo da verdade, mesmo que isso signifique cortar na própria carne.
Certa vez, li em algum lugar, não me lembro no momento, onde, mas a frase nunca saiu da minha cabeça... “Meteoros sobem rapidamente e conseguem muita atenção, mas geralmente permanecem por apenas um pequeno período de tempo, porque caem tão rápido quanto subiram”.
Talvez você possa dizer, “mas Deus quer o MELHOR para os teus filhos!” Você sabe qual é o melhor de Deus? Ou você está fugindo por uma via de vaidade rumo a sua própria GLÒRIA? Cuidado para não se por como um meteoro. E o que é pior, é que muitas vezes pensamos estar fundamentado na Palavra de Deus, e fugimos totalmente do sentido original da Palavra.  Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso;” (Dt 11.24,a).Como você toma essa promessa em sua vida? Como uma conseqüência da obediência a Deus, ou como uma fuga, para desejos desenfreados de possuir, e de ter mais do que o seu irmão? “Terei aquela casa, terei aquele carro, é uma promessa de Deus”, será?
Pense em como você tem encarado a Palavra de Deus, Ela tem te libertado, ou você a tem distorcido e acumulado responsabilidades sobre seus ombros sobrecarregando seu coração, com muitas coisas, muitos desejos, se você está sobrecarregando seu coração, comece a ouvir o que Deus quer te falar, preste atenção “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem (Ecl 12.13)”. E ainda, observe o que diz Eclesiastes 5.15 “Como saiu do ventre de sua mãe, assim também se irá, nu como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na mão”.
Então meu irmão, não se deixe enganar pelo seu próprio entendimento, o entendimento humano sem o discernimento do Espírito Santo de Deus, e só engano.
Veja o que diz esse versículo “Pela sua sutileza fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o príncipe dos príncipes; mas será quebrado sem intervir mão de homem”. (Daniel 8.25); talvez você diga, mas esta palavra foi lá naquele tempo não serve para os dias de hoje, engano seu meu irmão, ainda hoje se encaixa na vida de muitas pessoas inclusive daqueles que pensam serem Cristãos.
Se você se encontra numa posição de engano, de fuga da realidade pense neste versículo“ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor?” (Atos 13.10); não se coloque mais nesta posição de filho de Satanás, ele quer roubar a sua salvação e anular o sacrifício que Jesus fez por você naquela Cruz, o sofrimento Dele meu irmão, foi em seu favor...
Tome coragem e declare Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, saia de cima do muro, abandone a velha roupagem e se revista do Poder de Deus, “a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;” Efésios 4.22 , pare de fugir! “Antes vos exortai uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;” (Hebreus 3.13).
Depois de assumir uma posição de coragem diante de Deus, de deixar que os problemas não te amedrontem mais, lembre-se de regar a sua fé dia-a-dia, e permanecer firme para que Satanás não vos engane novamente.“Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; (II Pedro 3.17)”
Talvez ainda haja uma rede em seus olhos que te impede de enxergar claramente a verdade, tudo ainda te parece com pontinhos negros como de uma imagem borrada por “cocô de mosquito”, mas pare, pense, e se pergunte, qual é a verdade que eu me recuso a enxergar? Qual a rede que eu não quero deixar cair dos meus olhos?
Nosso maior inimigo é nosso “ego”, você pode dizer “não” ás visões ilusórias que passam por sua mente, e que te fazem distorcer a realidade, fazendo com que você se omita e fuja da verdade, lembre-se que a verdade liberta.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs